Instituto Cristão de Ensino Bíblico


Curso Livre em Teologia Reformada

O Curso Livre em Teologia Reformada do ICEB, oferece a possibilidade de aprofundamento no conhecimento teológico, bem como o preparo para a formação pastoral, por intermédio do estudo de disciplinas fundamentais ao desenvolvimento cristão.

 

Entretanto, o principal diferencial está relacionado ao novo papel do Cristão na sociedade, totalmente pautado em teologia puramente bíblica.

 

As disciplinas são ofertadas semestralmente, com um período determinado de início e fim, pois dessa maneira os alunos são matriculados em uma mesma turma e podem interagir entre eles e com o professor durante este período, fazendo perguntas e compartilhando o que aprenderam durante as aulas.


Disciplinas Ofertadas

  • Ética Cristã
  • Introdução e Análise do Antigo Testamento
  • Hermenêutica
  • História da Igreja I
  • História e Geografia do Antigo Testamento
  • História e Geografia do Novo Testamento
  • Liderança Cristã
  • Religiões Comparadas
  • Teologia Bíblica do Antigo Testamento
  • Teologia Bíblica do Novo Testamento
  • Teologia Sistemática - Antropologia
  • Teologia Sistemática - Teontologia

Saiba mais sobre cada disciplina nos vídeos abaixo!


Introdução e Análise do Antigo Testamento

Professora Ana Maria Martins

A disciplina apresenta uma análise sucinta e prática de cada livro do Antigo Testamento, seu escritor, data da escrita, tema principal do livro, versículo chave, o contexto histórico em que o livro está inserido, seu esboço e sua classificação. A disciplina constitui-se em uma ferramenta indispensável para aquele(a) que deseja compreender melhor as Escrituras Sagradas, tanto para sua própria edificação, quanto para o exercício de seu ministério.



Hermenêutica Bíblica

A disciplina Hermenêutica Bíblica tem como objetivo fornecer ao aluno as ferramentas necessárias para o correto entendimento da mensagem Bíblica, respeitando sua natureza, contextos e intenção do autor. Pretendemos que o aluno tenha entendimento sobre as maneiras pela qual Deus se revelou ao homem, entendendo a natureza, características e particularidades da sua revelação especial aos homens, a Bíblia. 

Professor Luciano Ximenes


A partir da definição da Bíblia será estudado suas características hermenêuticas, levando em consideração os contextos geral, mediato e imediato do texto bíblico. O aluno aprenderá as características dos principais estilos literários encontrados na Bíblia, com suas aplicações hermenêuticas, conhecerá as ferramentas gramaticais necessárias ao entendimento do texto bíblico e aplicará o conhecimento do texto à vida cristã. 


História e Geografia do Antigo Testamento

Prof. Ana Maria Martins

Esta disciplina oferecerá ao aluno uma visão panorâmica de todo o Antigo Testamento em ordem cronológica e do período interbíblico: o começo da história, a formação da nação de Israel, o cativeiro egípcio, o êxodo e a conquista da terra, o estabelecimento da monarquia, os cativeiros assírio e babilônico, o retorno do cativeiro, a nova adaptação à terra e as mudanças social, política e religiosa da nação de Israel no período entre o Antigo e o Novo Testamento.


O aluno aprenderá também o contexto geográfico do mundo antigo, do império egípcio, da terra de Canaã antes e depois da conquista, dos reinos unido e dividido de Israel, bem como dos impérios assírio, babilônico, persa e grego.


História e Geografia do Novo Testamento

A disciplina oferecerá ao aluno uma visão panorâmica de todo o período do Novo Testamento em ordem cronológica até os primeiros séculos da história da igreja: o contexto do Império Romano e a preparação do mundo para a vinda do Messias; a vida e o ministério de Jesus; sua morte, ressurreição e ascensão; o início e a expansão do evangelho pelo mundo romano; as viagens missionárias e suas epístolas. 

Professora Ana Maria Martins


O aluno aprenderá também o contexto geográfico do mundo do Novo Testamento; a divisão geográfica da Judeia no I século d.C.; o vasto Império Romano; as viagens missionárias de Paulo e os aspectos sociais e políticos das cidades alcançadas pelo Evangelho.


Liderança Cristã

Professor João Marcus Silva

Esta disciplina apresenta os princípios básicos sobre liderança e os princípios bíblicos sobre Liderança Cristã, através das principais correntes da liderança bíblica e das características do líder.

Busca preparar os líderes a desenvolver o conhecimento sobre diversos ministérios da igreja e estudar as várias ferramentas para capacitar seus liderados a exercerem ministérios com excelência e prosperidade.



Teologia Bíblica do Antigo Testamento

A disciplina Teologia Bíblica procura resumir de forma ordenada o conteúdo teológico da Bíblia. Busca descobrir, conhecer e explicar a revelação progressiva de Deus ao homem, conforme se entende das Escrituras Sagradas. A Teologia Bíblica é aquele ramo da teologia cuja preocupação é estudar cada segmento das Escrituras, identificando o seu conteúdo na história da revelação progressiva de Deus. Em outras palavras, expõe a mensagem teológica do cânon bíblico no seu contexto histórico.

Professor Anderson Rios



Teologia Bíblica do Novo Testamento

Prof. Anderson Rios

O aluno assimilará a mensagem do Novo Testamento dentro de um panorama teológico da história da redenção e compreenderá a revelação progressiva de Deus ao homem, conforme registrada no Novo Testamento.



Teologia Sistemática - Antropologia

Nesta disciplina aprenderemos sobre o homem criado por Deus. Qual o verdadeiro sentido de sermos feitos à imagem e semelhança do Criador e as implicações desta verdade para nossa vida prática. A constituição desse homem como objeto da obra da redenção. Buscaremos entender as implicações do pecado na imagem do homem, bem como as consequências desse pecado na mente, nas emoções e no comportamento do primeiro homem e toda a raça humana.

Professor Ricardo de Santana Oliveira



Teologia Sistemática - Teontologia

Professor Ricardo de Santana Oliveira

Nesta disciplina estudaremos à luz da Bíblia quem é o Deus que revela a cada um de nós por meio da criação e de sua Palavra. Perceberemos que o Deus da Bíblia é um Deus bem diferente do crido pelos cristãos de nossos dias. Um Deus cujos atributos estão presentes na nossa vida. Neste estudo buscaremos compreender adequadamente quem é Deus e como Ele se revela e se relaciona com a criação e com o homem.



Religiões Comparadas

Examina as principais denominações e seitas estabelecidas no Brasil, sob a ótica bíblico-reformada. Concentra-se no estudo do catolicismo, das denominações tradicionais, do movimento de renovação carismática, e de seitas como o Mormonismo e Testemunhas de Jeová. Focaliza a origem, surgimento e desenvolvimento no Brasil, características, influência, doutrinas e líderes principais. Procura fornecer ferramentas para que o conhecimento das religiões esteja a serviço do fortalecimento da fé e da pregação do Evangelho.

Professor João Paulo Almeida